Catarse – Plataforma de Crowdfunding Open Source


O Catarse surgiu como a primeira plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos do Brasil, conforme seus criadores, e teve seu código fonte liberado sob a licença do MIT. Eu tive contato com o mesmo a cerca de um mês atrás enquanto pesquisava sobre o assunto, e então decidi me aventurar e baixar o sistema para conhecer melhor.

Vou passar nessas poucas linhas um pequeno passo-a-passo de como fazer para rodar o sistema, e, se for do teu desejo, criar tua própria plataforma de Crowdfunding.

Quero aproveitar e agradecer ao Daniel Weinmann, um dos desenvolvedores, pela paciência em sanar as dúvidas que fui tendo durante o processo de instalação e testes, a maior parte da explicação desse post se deve a ele.

Em primeiro lugar deve-se fazer um clone do projeto no git:

~$ git clone https://github.com/danielweinmann/catarse.git

Bueno, agora que o sistema está na sua máquina vamos fazer o vivente rodar.
A aplicação é desenvolvida em Ruby, utilizando o Rails e PostgreSQL como banco de dados, então para poder rodar o sistema, você terá que ter essa plataforma já instalada na sua máquina.

Se pra ti, Ruby é apenas o demônio que dava uns pegas no Sam Winchester, sugiro que de uma pesquisada antes, senão vai ficar como eu perdido na poeira. Depois de uma ou duas tentativas desastradas eu segui a sugestão do Daniel e utilizei o RVM, talvez se tivesse conhecimento dessa ferramenta antes, esse post já teria ido para o ar a muito tempo.

Bem, uma vez que tu já esteja com a plataforma de desenvolvimento com todas as ferramentas instaladas, a primeira coisa a ser feita é a criação de uma base de dados para a aplicação. Criada a base de dados, tu deves editar o arquivo database.yml da aplicação para o ambiente de desenvolvimento, conforme exemplo abaixo:

development:
adapter: postgresql
encoding: utf-8
database: nome_do_banco
pool: 5
username: usuário_do_banco
password: 'senha_do_usuario'
host: localhost
port: 5432
As outras configurações eu deixei como estavam; não sou programador ruby, então posso cometer algumas falhas no processo, mas aqui para mim essa configuração setada acima serviu bem, fiquem a vontade para corrigir qualquer erro.
Bem, uma vez alterado o o arquivo, salve-o e abra um terminal.
Acesse o diretório aonde está o código do Catarse e rode o comando:
~$ bundle install
Espere terminar o processo. Caso não ocorra nenhum erro, rode o comando:
~$ rake db:migrate
Feito isso, já podemos rodar o sistema. Ainda no terminal rode o comando:
~$ bundle exec unicorn -p 3000
Espere receber a mensagem worker=0 ready, e então acesse o sistema através do endereço http://localhost:3000/
Se tudo estiver nos conformes tu vai estar agora olhando para essa tela:

O próximo passo então é fazer o login no sistema.

O login é feito através de uma conta do Google, então basta escolher a opção e conceder acesso a sua conta quando solicitado.

Feito o acesso, tu verá o teu perfil:

Para criar um projeto acesse a url http://localhost:3000/projects/new

Preencha os dados e envie o projeto. Você será direcionado para a página do projeto, tal qual ele será exibido quando for aprovado pelos administradores da aplicação.



Nesse primeiro momento, tu ainda é um usuário comum. Para ter acesso administrativo, e liberar a exibição do projeto na página inicial, ainda tens que executar alguns passos.

Abra um outro terminal e digite o comando:

~$ rails c

Em seguida digite o comando:

~$ u = User.first

E seta teu usuário como administrador

~$ u.update_attribute :admin, true

É isso ai, agora tu já pode acessar a url http://localhost:3000/projects/pending se tudo correu bem, vai ser exibida a página dos projetos pendentes:


Para tornar o projeto habilitado, basta marcar as opções: Visível, Recomendado e Home Page.

Feito isso, o projeto se tornará disponível para os visitantes do site:


Acho que é isso por enquanto. Queria aproveitar e agradecer a iniciativa da Softa em liberar o sistema para a comunidade, pois tenho certeza de que vai ser muito útil para quem estiver interessado em implantar esse tipo de aplicação começar com uma plataforma já consolidada e em produção. E mais uma vez agradecer ao Daniel pelas dicas, sem as quais esse post não estaria aqui hoje, e espero poder retribuir de alguma forma para o projeto.

Bueno, quem for se aventurar na instalação do sistema, e por ventura tiver algum problema é só dar um alô ai, quem sabe foi algo semelhante que ocorreu comigo e pode-se resolver rapidinho!

Abração!






105 ideias sobre “Catarse – Plataforma de Crowdfunding Open Source

  1. Oi Relsi, tudo bem?

    Sou um dos fundadores do Catarse, mas confesso que meus conhecimentos técnicos são nulos.

    Mas, de qualquer forma, compartilhei teu post com o Daniel, que dentro da Softa é o grande responsável pelo desenvolvimento do Catarse. =)

    Valeu mesmo por escrever sobre nosso sistema e tomara que cada vez mais gente queira usar o sistema.

    Um abraço!

  2. Olá Relsi, estou aqui com duas dúvidas, eu não sei nada de scripts em ruby, será que voce poderia me ajudar?
    A primeira é que só encontrei o arquivo database.sample.yml. É este a ser configurado?
    A outra é, eu tenho que rodar isso localmente pra poder enviar pra um servidor depois ou posso enviar direto pra um servidor online pra teste? Porque nesse segundo caso acho que vou ter restrições em executar alguns comandos.
    Voce pode me dar uma luz?

    Obrigada, um abraço.

    • Olá Debbie, em resposta a primeira pergunta, sim esse é o arquivo, basta renomeá-lo. Em relação à segunda, tu pode trabalhar no teu servidor online sim, porém se tu tens restrições quanto aos comandos, daí não será possível se tu tiveres que instalar as dependências do sistema.

  3. Relsi, obrigada pela resposta.

    Caso eu execute os comandos online, os comandos são esses mesmos? Ou online sao outros comandos?
    O comando ‘undle exec unicorn -p 3000″ ..ele é pra rodar localmente, nao é?

    Obrigada e um abraço.

      • Boa noite Relsi,

        Consegui configurar o comando rails c. Nada que uma googlada não funcione xD. agora o erro esta está na linha u.update_attribute :admin, true
        aparece:
        metodo indefinido ‘update_attribute’ for nil:nilClass
        erro whiny_nil.rb:48 in mehod_missing

  4. Ola Reise, fiz exatamente como voce colocou aqui e ele da esse erro.. o que pode ser?

    /opt/ruby-enterprise-1.8.7/lib/ruby/gems/1.8/gems/bundler-1.0.13/lib/bundler/sou rce.rb:335: command not found: which sudo
    Fetching https://github.com/softa/mailee-api.git
    /opt/ruby-enterprise-1.8.7/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir’: Permission denied – /opt/ruby-enterprise-1.8.7/lib/ruby/gems/1.8/cache/bundler (Errno::EACC ES)

    O site esta aqui:

    http://www.manifeste-se.com.br/soma

  5. Olá Relsi, estava aqui instalando e na parte de rodar o bundle apareceu:

    Fetching https://github.com/softa/mailee-api.git
    fatal: I don’t handle protocol ”https’
    Git error: comand ‘git clone ‘https://github.com/softa/mailee-api.git’ “C:/RailsInstaller/Ruby1.8.7/lib/ruby/gems/1.8/cache/bundler/git/mailee-api-2b39ae7197e88513a83fb835effd46d96179b4c5″ –bare –no-hardlinks’ in directory C:/Sites/catarse has failed.

  6. Parece que você está com a versão do Bundler 1.0.14 certo?

    Verifique usando “gem list bundler”

    Se confirmar que você tem a versão 1.0.14, tente voltar a versão da gem Bundler para a 1.0.13.

    • Tá tudo ok, é isso mesmo. É só rodar um gem install bundler que ele instala a versão mais nova 1.0.15 que corrije o problema. Obrigado!

  7. Relsi, tentei fazer o login lá e ele redirecionou pra pagina do catarse. Dai nao consigo colocar projeto, muito menos setar como admin. Sabe como eu faço isso?
    Abraço

    • Oi Relsi,

      Estou exatamente com o mesmo problema do Rafael.

      Funciona normal no localhost. Aí você clica em entrar, digita o login e senha da conta do Google.

      Mas após o login é direcionado para catarse.me/pt e você loga no site do catarse. Quando você digita o endereço do localhost:3000 novamente não está efetuado o login de nenhum usuário….

      O que devemos fazer?

      Obrigado,
      André.

      • André,

        O problema é que a sua instalação local está configurada para usar o login em nome do Catarse. Se você conseguir subir o servidor na porta 80, pode tentar adicionar no seu /etc/hosts uma linha:

        127.0.0.1 catarse.me

        e aí, quando reiniciar o navegador, o site local deve processar o retorno do Google localmente (pois quando o browser chamar catarse.me vai bater no site local.

        AVISO: não testei, e, mesmo que funcionar, ISSO É GAMBIARRA (e depende de subir na porta 80, o que deve exigir algo como “sudo bundle exec unicorn -p 80″ pra rodar o server) – o certo é cadastrar seu próprio endpoint de autenticação no Google (deve ser Google Apps, *acho* que tem info aqui: https://code.google.com/apis/accounts/docs/OpenID.html). Mas pra testar pode ser um caminho.

        []s,
        Chester.

        (P.S.: Ao pessoal do catarse, parabéns pelo site e pela iniciativa em compartilhar!)

  8. Olá, eu estou emulando o Linux no Windows e não sou usuário Linux a muito tempo. Ao executar o comando bundle install ele retorna o seguinte erro:

    Fetching https://github.com/danielweinmann/mailee-api.git
    Cannot get remote repository information.
    Perhaps git-update-server-info needs to be run there?
    Git error: command `git clone ‘https://github.com/danielweinmann/mailee-api.git’ “/home/pubuntu/.rvm/gems/ruby-1.9.2-p290/cache/bundler/git/mailee-api-2c24de23af02810111cd9da069b91588251f33a0″ –bare –no-hardlinks` in directory /home/pubuntu/www/catarse has failed.

    *Detalhe-> bundler (1.0.18)

    Se alguém souber como corrigir ficaria muito grato.

  9. Hola Resi

    Followed instructions but when I got to the part
    ~ $ u = User.first
    And your user as an administrator
    ~ $ u.update_attribute :admin, true
    I get command not found. Running latest Ruby and Rails.
    Also when I do a submit a project from
    http://localhost:3000/projects/new
    it leads me to the live site.
    Appreciate your assistance.

    Thanks!

    • Hi Jen, you managed to solve the problem? If you can not, send more information on the basis of development, OS, version of rails, ruby, etc.

      Cheers.

        • Hi Jen,

          I had some problems with Ruby version 1.9.x, but the system run well in version 1.8.7. If you can install the RMV (https://rvm.beginrescueend.com/) and try running the system in this version.

          Anyway, I suggest you post this problem in the development group:
          https://groups.google.com/group/catarse-dev?hl=pt-BR, because the intention of this post is more disclosure, more interesting is that the problems and bugs found, are shared in the group, because maybe someone has a solution. :)

          • Resi
            Google groups said I should run rails console and not be in bash environment?
            When I did rails c
            User.first worked but
            u.update_attribute:admin, true got this

            gs-imac:~ USER$ u=User.first
            gs-imac:~ USER$ u.update_attribute :admin, true
            -bash: u.update_attribute: command not found

  10. Thanks Resi. I did post it on google groups a while back but didn’t get any response. I also wanted to add a few to your notes above which may help others

    You wrote: Expect to complete the process. If no error occurs, run the command:
    ~ $ Rake db: migrate

    (I got an error and this fixed it)
    bundle exec rake db:migrate

    We got
    rake aborted
    FATAL; database “test_development” does not exist

    To create all the dbs specified on database.yml you should run
    rake db:create:all

    after $Bundle exec unicorn-p3000
    if you get
    Psych::Syntax Error couldn’t parse YAML at line 94 column 26
    do this:
    add to config/boot.rb
    require ‘yaml”
    YAML::ENGINE.yamler=’syck”

    Hope that helps and saves others time. Thanks to google groups for the suggestions listed above.

  11. Olá Relsi,

    Primeiro agradeço sua disponibilidade em ajudar-nos. Obrigado mesmo!
    Segui teu tutorial sem problema, porém ao executar o bundle install ele vai normal até esse ponto que ocorre o seguinte erro:

    Using paypal-express (0.4.0)
    Installing pg (0.11.0) with native extensions
    Gem::Installer::ExtensionBuildError: ERROR: Failed to build gem native extension.

    /home/coyote/.rvm/rubies/ruby-1.9.2-p290/bin/ruby extconf.rb
    checking for pg_config… no
    No pg_config… trying anyway. If building fails, please try again with
    –with-pg-config=/path/to/pg_config
    checking for libpq-fe.h… no
    Can’t find the ‘libpq-fe.h header
    *** extconf.rb failed ***
    Could not create Makefile due to some reason, probably lack of
    necessary libraries and/or headers. Check the mkmf.log file for more
    details. You may need configuration options.

    Provided configuration options:
    –with-opt-dir
    –without-opt-dir
    –with-opt-include
    –without-opt-include=${opt-dir}/include
    –with-opt-lib
    –without-opt-lib=${opt-dir}/lib
    –with-make-prog
    –without-make-prog
    –srcdir=.
    –curdir
    –ruby=/home/coyote/.rvm/rubies/ruby-1.9.2-p290/bin/ruby
    –with-pg
    –without-pg
    –with-pg-dir
    –without-pg-dir
    –with-pg-include
    –without-pg-include=${pg-dir}/include
    –with-pg-lib
    –without-pg-lib=${pg-dir}/lib
    –with-pg-config
    –without-pg-config
    –with-pg_config
    –without-pg_config

    Gem files will remain installed in /home/coyote/.rvm/gems/ruby-1.9.2-p290/gems/pg-0.11.0 for inspection.
    Results logged to /home/coyote/.rvm/gems/ruby-1.9.2-p290/gems/pg-0.11.0/ext/gem_make.out
    An error occured while installing pg (0.11.0), and Bundler cannot continue.
    Make sure that `gem install pg -v ’0.11.0′` succeeds before bundling.

    Já reinstalei tudo, mas o erro persiste. Uso Ubuntu 11.04 – 64b

    Agradeço qualquer ajuda, abs

  12. Voltando com a solução:

    Encontei num post do Catarse Dev essa informação que me ajudou
    Que aparece quando tu dá um “bundle exec gem list factory_girl_rails”?

    Como no meu caso apareceu isso:
    Could not find pg-0.11.0 in any of the sources

    Com a ajuda do Google cheguei a esse resultado:
    So try installing libpq-dev
    nesse link: http://stackoverflow.com/questions/6040583/unable-to-install-pg-gem-on-ubuntu

    Daí foi só instalar:
    gem install pg -v ’0.11.0′

    Fui então para o bundle install e agora é outro erro…
    An error occured while installing rmagick (2.13.1)

    Googlando, o resultado:
    Install the packages imagemagick and libmagickwand-dev (esse último que faltava no meu caso)

    Resolvido o rmagick, de volta ao bundle install:
    Your bundle is complete! Use `bundle show [gemname]` to see where a bundled gem is installed.

    Enfim, sucesso ! :) Deixo as informações aqui caso alguém passe pelo mesmo problema.

    Abs

  13. Olá Relsi,

    Graças ao teu tutorial e umas consultas ao oráculo, tenho o clone do Catarse rodando localmente, porém um problema que ocorre é que quando logo ele vai para o site do Catarse.me.
    Pesquisei no grupo e até achei umas informações para alterar, só não sei aonde devo fazer essas alterações:
    > Agora é preciso, antes de tentar logar, alterar o host e port do site que
    > estiver marcado como “auth_gateway” para “localhost” e “3000″,
    > respectivamente.
    > Em uma instalação normal, o site que é auth_gateway é o 1, ou seja, o
    > “catarse” mesmo.
    > Desta forma, o sistema irá buscar o localhost:3000 como servidor de login,
    > e
    > não “catarse.me”.

    Aqui também tem uma “gambiarra” para contornar isso, mas como o próprio autor do comentário frisou, é uma “gambiarra”, não é o correto a ser feito. ;)
    Abs

  14. Bom dia Relsi,
    Nada como uma boa noite de sono para organizar as idéias :)
    Com tua dica, cheguei a tabela e fiz as alterações.
    Agora seguimos em frente no teu tuto, qualquer dúvida eu volto (não, não é uma ameaça, rs)

    Mais uma vez, obrigado.

  15. Olá Relsi Hur Maron, essa sua página está nos meus favoritos!
    Apesar de ter lido todos os tutoriais necessários e já ter feito algumas coisas básicas, ainda encontro dificuldades para criar minha própria plataforma baseada no Catarse. O pior é que tudo parece muito fácil e sei que posso conseguir. Se você gosta de ensinar pode falar comigo via MSN frnnando@hotmail.com Acho que estamos precisando de um manual mais detalhado e totalmente para iniciantes. Prometo fazer um quando tiver conseguido o meu objetivo, ahá!
    Abraços!

    • Olá Fernando, tentarei ajudar no que for possível. Não tenho usado muito o MSN, mas se quiser me de um toque lá no facebook que a gente vai conversando.
      Um abraço!

  16. gorkem@gorkem-E720:~/catarse$ rake db:migrate
    (in /home/gorkem/catarse)
    rake aborted!
    could not connect to server: Connection refused
    Is the server running on host “localhost” (127.0.0.1) and accepting
    TCP/IP connections on port 4798?

    (See full trace by running task with –trace)

    what can i do?

          • Sim já estou vendo como funciona o Rails é meio complicado até xD

            Bom valeu pela ajuda qualquer dúvida venho aqui falar com você ~^
            vlw mesmo!

          • Hospedagens normais (leia-se compartilhadas) geralmente não irão atender os requisitos.

            Para fazer o deploy eu sugiro um server próprio, dai tu tem dois caminhos: fazer o deploy no heroku (http://www.heroku.com/) pois o Catarse foi desenvolvido pensando nele, ou te aventurar em outros hosts:

            Amazon
            FluxFlex
            Alwaysdata
            Linode
            VPS.net

          • Cara se você poder fazer um tutorial de como instalar no servidor web eu agradeço, to morrendo aqui pra tenta instalar =/

          • Olá Marcos,

            O procedimento de instalação em um servidor remoto é basicamente o mesmo, a diferença é que tu vai conectar no servidor via ssh para efetuar os procedimentos, e aonde estiver descrito localhost tu vai utilizar o domínio ou IP do teu servidor, e basicamente o teu servidor já vai estar com o ambiente Rails e o Postgre instalados e configurados, de forma que haverá a necessidade apenas de instalar o catarse mesmo.

            Seria mais fácil de te ajudar se tu relatasse os erros que estão dando, pois cada ambiente em suas particularidades; também de um lida nos outros comentários acima, quem sabe teu problema não foi enfrentado por outro usuário e já resolvido, e também tem a lista de desenvolvimento do Catarse, aonde tu pode falar diretamente com os criadores da ferramenta: https://groups.google.com/group/catarse-dev?hl=pt-BR

            De qualquer forma, a semana que vem eu vou tentar publicar um tutorial ensinando a fazer o deploy em um host remoto, tudo vai depender do meu tempo disponível.

  17. This is a fantastic tutorial, but I am having a big problem. When i click the Google icon, my system heads to localhost:3000/auth/google and then stops. Nothing happens. Is there something i have to do if its a localhost installation?

    • Olá Gean,

      Clique com o botão direito no arquivo e em seguida selecione a opção abrir, na janela de aviso clique na opção exibir e o arquivo será aberto no Gedit, editor de texto que já vem instalado no ubuntu. Mas tu pode abrir o arquivo com o editor de tua preferência, pois é um arquivo de texto.

        • Exato. Ambientes compartilhados geralmente não permitem que você faça alterações, pois isso irá refletir nos outros usuários que estão utilizando o mesmo ambiente. Para que tu possa ter domínio total do teu ambiente de produção, somente utilizando um VPS, um servidor próprio ou uma instância em um cloud como o da Amazon, ou, no caso do Catarse, ambientes específicos como o Heroku.

    • Tem, mas com certeza tu não vai querer utilizar. SSH te fornece uma conexão segura, e é isso que tu quer, te conectar com a máquina de forma segura.

    • Olá Francisco.

      O Catarse é um sistema opensource, tu não precisa comprar ele. Caso queira personalizar o sistema a fim de atender uma necessidade exclusiva, tu pode contratar algum desenvolvedor que efetue o serviço, mas mesmo assim ele vai continuar sendo livre.

      Obrigado pela visita!

  18. Relsi, can you recommend any developers to customize Catarsis? Also can you suggest someone to help me with installation on webfaction.com

    I will happily pay for this service. Please I need the help

  19. Hello,

    I dont know anything web web development, i am only into designing, I’ve uploaded all the files on my server after unzipping them, i’ve also updated the database file with the proper database details.

    Now the problem is that i dont know what to do next, i use hostmonster for web hosting and i am not sure how to open the command prompt and install the script, can you brief me in this, i am very much interested in building a website on it.

  20. Olá Pessoal, alguem aqui já conseguiu desenvolver o projeto para a plataforma windows? na linguagem asp, c# ou algo assim?

    Não conheço nada de linux.
    Alguem poderia me dar uma luz??

    Grato,
    Thiago

  21. Olá Relsi.
    Não tenho experiencia em linux e gostaria muito de começar a trabalhar com o sistema catarse. Vc teria um manual detalhado de instalação, algum servidor onde eu possa hospedar o site? Ou mesmo se for simples, instalar ele para eu poder começar a trabalhar? Só sei programar em asp e C#…. poderia me ajudar?

    • Olá Thiago, a instalação da forma que esta descrita aqui, pode ser executada em qualquer servidor, a única exigência é que tu tenha acesso a instalação de programas, o que não vai ocorrer em hospedagens compartilhadas.
      Pra trabalhar com o sistema tu vai ter que ter um mínimo de conhecimento da liguagem Ruby e do Framework RubyOnRails, sem essa base não há muito o que você possas fazer além de seguir esse passo a passo e instalar o sistema. Sugiro se inteirar pelo menos do básico sobre a plataforma em que o Catarse foi desenvolvido, troque umas idéias com o pessoal da lista de desenvolvimento do catarse que eles pode lhe indicar a melhor forma de começar com o Ruby, pois eu não trabalho com essa plataforma, publiquei o post apenas para divulgar o projeto.

  22. Entendi. Já postei algumas perguntas lá no grupo e estou aguardando resposta.
    Me diz uma coisa só para eu começar a me interagir com isso.
    1:) Ruby e Framework RubyOnRails é uma linguagem de programação feita para linux, é isso??
    2:) Tem ambiente orientado a objeto ou somente codigo fonte?
    3:) Vc conhece um servidor gratuito que eu possa hospedar o sistema, senão algum pago que possa me indicar?
    4:) Ao instalar o Cartase, eu posso modificar o layout, estrutura e tudo mais para meu uso? Ou o sistema possui alguns codigos que linkam com o cartase nativo?
    5:) O ruby é instalável dentro do linux? posso emular meu windows para utilizar o linux, o ruby e o banco de dados?
    Fico grato por ter respondido meu email e espero que possa me ajudar com esse.
    Att,
    Thiago

    • 1 – Não, Ruby é uma linguagem de programação multiplataforma, ela roda tanto em Linux, Windows e Mac. De uma olhada na Página da mesma para se informar como instalar ela no windows: http://www.ruby-lang.org/pt/
      RubyOnRails é um Framework web para Ruby, ou seja, ele ja vem com as ferramentas necessárias para desenvolver para web utilizando a linguagem Ruby, e também roda em Linux, Windows e Mac: http://rubyonrails.org/

      Para ambas, linguagem e framework, existe uma comunidade brasileira bem ativa, sugiro que de uma olhada nos fórums e listas dessas comunidades para se inteirar melhor desse ambiente. Também sugiro o site do Akita: http://akitaonrails.com/ esse cara é uma das referências em Rails no Brasil

      2 – Não entendi o que tu quer dizer com “ambiente orientado a objetos ou somente código fonte”? Mas se quer saber se Ruby segue o paradigma de orientação a objetos, a resposta é sim.

      3 – Sim, Amazon Web Service, tu pode usar gratuitamente por um ano: http://aws.amazon.com/pt/free/

      4 – O sistema é open source tu pode fazer o que quiser, desde que respeite os termos da licença.

      5 – Já respondi na pergunta 1. Em relação ao banco de dados, existe versão para windows também.

  23. Olá Relsi, tentei localizar seu email mas não consegui, poderia deixar para mim?
    Você já conseguiu fazer um passo a passo de deploy em um host remoto?
    Criei uma conta no aws, jah criei a instancia e o dominio, tudo funcionando, gostaria de saber se vc consegue acompanhar-me para eu poder subir o site lá, pois o banco de dados vai ter q ser criado na hora.
    Tenho mais algumas perguntas a te fazer em relação ao catarse, na área administrativa, poderia me enviar seu email?
    Grato,
    thiago

    • Olá Thiago,
      Em relação às dúvidas vindouras que tiveres, é interessante que sejam publicadas aqui, pois assim ajudará outros a encontrarem o caminho, infelizmente não tenho como te acompanhar na instalação do teu servidor não, to super atarefado por aqui, como podes ver pela hora que estou respondendo esse.

      Minha sugestão é que sigas esse tutorial: https://github.com/danielweinmann/catarse/wiki/Installing-Catarse-on-Ubuntu-11.10-VMWare, como tu ja está com o sistema instalado basta ignorar essa etapa, conectar na tua máquina via ssh e executar os outros procedimentos.

      Qualquer dúvida que houver poste aí.

  24. Obrigado @ danielweinmann
    E toda a equipe Daniel Walmsley, Daniel Wildt, Diogo Biazus, Paulo Geyer
    para a criação de um projeto tão maravilhoso.

    Meu pequeno esforço para um canal na freenode para a comunidade Catarse.

    Por favor, todos bem-vindos @ Freenode para discutir e colaborar em # Catarse

    Servidor: irc.freenode.net
    Canal # Catarse

    Atenciosamente
    drupin @ freenode
    ——————————————————-
    Thanks @danielweinmann
    And all team Daniel Walmsley, Daniel Wildt, Diogo Biazus, Paulo Geyer
    for creating such a wonderful project.

    My small effort to is a channel on freenode to the Catarse community.

    Please all welcome @ Freenode to discuss and collaborate on #Catarse

    Server : irc.freenode.net
    Channel : #Catarse

    Regards
    drupin @ freenode

  25. Oi, legal o conteúdo . Parabéns ! Deixa eu ver se entendi : tenho na minha equipe gente que programa em Ruby on Rails . Se essa galera pegar esse código aberto, podemos fazer um site de crowdfunding com outro nome e identidade visual ? Precisamos de alguma permissão ? Precisamos pagar algo ? É realmente ABERTO e LIVRE ?
    Obrigado, Abraços, Guilherme

  26. Eu tenho problemas para instalar o Windows Vista.
    Eu recebo o seguinte erro:
    An error occurred while installing eventmachine (0.12.10), and Bundler cannot co
    ntinue.
    Make sure that `gem install eventmachine -v ’0.12.10′` succeeds before bundling.
    sua ajuda por favor

  27. Hi Relsi,

    have problem with Catarse installation at very first bundle install it isproblem with crub 0.7.15 and Im using Rails 3.2 and Ruby1.9.3,linux 12.04, and is asked to have 1.8.7 or something like that,well I know for RVM,but is there any chance to work on above RoR version???

  28. Ola, eu tenho um erro au nivel de la commanda : bundle install
    Este erro : “Gemfile syntax error:
    /var/crown/catarse/Gemfile:8: syntax error, unexpected ‘:’, expecting $end
    gem ‘sinatra’, require: false
    ^”

    Eu acho que alguem modifico o ficheiro mal (gemfile), alguem pode dar uma ajudinha.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>